fechar
LOGIN ASSOCIADO LOJA VIRTUAL
English (United States) Português do Brasil
Ciência

RBHH

A Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (RBHH) é a publicação científica oficial da ABHH, da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), da Associazione Italo-Brasiliana Di Ematologia (AIBE) e da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE). A revista tem por objetivo publicar, discutir, debater e comentar artigos, publicações, teses e descobertas nas áreas de hematologia, hemoterapia e terapia celular em português ou inglês.

Para conhecer a RBHH, acesse o site www.rbhh.org

Publique seu artigo

Para ter um artigo publicado na Revista RBHH, é preciso se cadastrar no site http://ees.elsevier.com/bjhh/. O manuscrito poderá ser escrito em português ou inglês. Caso o material tenha sido publicado em outro veículo, é obrigação do autor conseguir as autorizações necessárias para publicação na RBHH.

Há algumas outras exigências que podem ser conferidas no site da revista. Vale lembrar que a publicação de artigos é tradicionalmente um dos principais canais de divulgação de trabalhos médicos também fora de seu país de origem.

Todos os artigos aprovados e publicados ganham um DOI (número para identificação e proteção na internet) e cada vez mais entram na “rota” da hematologia, hemoterapia e terapia celular do mundo.

Objetivos

Em 2011, a RBHH começou um processo de internacionalização. O início se deu com a publicação também em inglês, a primeira na história da revista. Atualmente, a RBHH é indexada em bases de dados internacionais como LILACS, SciELO Brazil, Extramed e Scopus scientific database. Além desses, em 2012, a revista ingressou no PubMed/Medline electronic databases, uma das maiores bases de dados primária e de gerenciamento de periódicos científicos do mundo no campo das ciências médicas e biológicas, desenvolvida e mantida pela National Library of Medicine’s (NLM).

Como próximo passo, a diretoria da ABHH, junto ao corpo editorial da RBHH busca ingressar na ISI/Thomson que, assim como a PubMed, é uma das maiores instituições de gerenciamento de periódicos científicos do mundo. Neste caso, a RBHH já encontra-se em processo de indexação.

Tabela SCImago

Trata-se de um grupo de investigação dedicado à avaliação da ciência mediante análise, representação e avaliação das informações contidas em bancos de dados. Esse levantamento mostra que entre os países emergentes, o Brasil é o segundo colocado nas publicações científicas sobre hematologia, atrás apenas da China e à frente de Índia (que tem mais de 1,2 bilhão de habitantes) e Argentina no período entre 1996 e 2010.

O grupo SCImago participa no desenvolvimento de várias ferramentas de análise de informação científica. Conheça o levantamento pelo portal www.scimagojr.com.

DOI

Ainda no processo de internacionalização da RBHH, a publicação passou a ter em 2011 seu próprio documento de identificação de publicações internacionais, o Digital Object Identifier (DOI). Esse é o código que permite a divulgação de qualquer publicação científica no cenário mundial.