fechar
LOGIN ASSOCIADO LOJA VIRTUAL
English (United States) Português do Brasil
Educação

Residência Médica

Edital Residência Médica (USP)

Clique abaixo para acessar o edital para residência de TMO do HC-USP:

edital2017_termoaditivo

Com a incorporação da terapia celular, a área de hematologia e hemoterapia tem sido procurada por estudantes de medicina de todo o País. O desafio de trabalhar diariamente com doenças como leucemia, doença falciforme, neoplasias, entre tantas outras e o crescente interesse em células-tronco são alguns dos atrativos.

Atualmente, há quase 22 mil residentes médicos em todo o País. Em 2010, havia 85 alunos residentes no Brasil cursando a especialidade. Em 2012, esse número subiu para 120, de acordo com dados da Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação (MEC).
A formação completa de um hematologista pode levar até 11 anos. São seis anos de graduação, dois em residência de clínica médica, dois em hematologia e um ano (opcional) na especialidade selecionada pelo formando (Transplante de Medula Óssea ou Hematologia Pediátrica).

Hematologia Pediátrica e TMO

As duas áreas de atuação para hematologistas e hemoterapeutas são a hematologia pediátrica e Transplante de Medula Óssea (TMO). Números atuais mostram que há vagas ociosas principalmente em TMO e 22% em pediatria. A escolha por uma das duas áreas é opcional aos formandos.

Conheça o Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM)