fechar

Citometria de Fluxo no Laboratório Clínico: Módulo básico

Carregando Eventos

8 abril - 13 abril
Citometria de Fluxo no Laboratório Clínico: Módulo básico
LOCAL


(ver mapa)

PERÍODO

8 abril - 13 abril

INVESTIMENTO

Consulte os pacotes

-47

Inscrições encerradas

SOBRE O EVENTO

Sobre o curso: ​​ A Citometria de Fluxo é uma metodologia direcionada a caracterização fenotípica de células. É baseada na medida de parâmetros morfológicos e funcionais das células através de marcadores de superfície e/ou intracelulares.  Essa técnica possibilita a investigação dos componentes estruturais celulares e com isso avalia determinada linhagem celular e seus diferentes estágios de maturação. A Citometria de Fluxo pode ser aplicada a várias áreas das ciências biológicas e médicas, e sua utilização no o auxílio diagnóstico e monitoramento de Leucemias e Linfomas tem grande importância na área médica.

O curso oferece a experiência teórico/prática da equipe de Citometria de Fluxo do Hospital Israelita Albert Einstein.  Permite ao participante compreender os princípios metodológicos do citômetro de fluxo e suas principais aplicações no laboratório clínico. Ao mesmo tempo, o curso também visa demonstrar as principais práticas de controle de qualidade, assim como, identificar e buscar soluções para os problemas do dia-a-dia de um laboratório de rotina diagnóstica.

Programação: O curso com duração de 24 horas de aulas teóricas e prático-demonstrativas que irão abordar os principais temas relacionados à citometria de fluxo, problemas e soluções encontradas e visita técnica monitorada ao setor de Citometria de Fluxo do Hospital Israelita Albert Einstein.

Conteúdo:

  1. Princípios da Citometria de Fluxo: metodologia, compensação de cores, controle de qualidade, software de análise Kaluza, principais problemas e soluções.
  2. Citometria de Fluxo na rotina do Laboratório Clínico.
  3. Iniciando sua rotina: fluxo de entrada e registro de exames, registro de não conformidade de amostras, validação de reagentes, validação de kits comerciais, titulação de anticorpos, monitoramento dos equipamentos, controles de qualidade diários.
  4. Subpopulações linfocitárias T/B/NK: Conceitos, importância clínica e metodologias.
  5. Quantificação de células CD34. Desafios, problemas e soluções da plataforma única e dupla. Controle de qualidade internos e externo.
  6. Hemoglobinúria Paroxística Noturna: Aspectos clínicos e laboratoriais; procedimento técnico específico para HPN com ajuste do equipamento, titulação de anticorpo, definição do limite de detecção e quantificação. Controle de qualidade externo.
  7. Análise do conteúdo de DNA – Ciclo celular nas neoplasias hematológicas

Data: 08, 09, 10, 11, 12 e 13 de Abril de 2019

Horário: de Segunda à Sexta- feira, das 18h às 22h, e ao sábado, das 8h às 12h.

Local: Unidade Morumbi – Av. Albert Einstein, 627 – Morumbi – São Paulo – SP – CEP: 05652-900

INSCRIÇÕES

https://www.einstein.br/ensino/atualizacao/citometria_de_fluxo_no_laboratorio_clinico

Mapa

Texto a definir
Texto a definir
Texto a definir
Texto a definir
Texto a definir
Texto a definir
Texto a definir
Texto a definir
Texto a definir