A cidade de San Diego (CA) receberá entre os dias 1 e 4 de dezembro o 60th ASH Annual Meeting and Exposition (ASH 2018). No período, acontecerá o ASH Global Capacity-Building Showcase, que teve como objetivo selecionar 10 projetos de capacitação e divulgação da hematologia em países em desenvolvimento a serem apresentados na área do Showcase durante toda a reunião.

Com o tema “Capacity-Building Experience through Implementation of a Academic League in Hematology in a Brazilian Amazonic Region”, o hematologista e hemoterapeuta Denys Eiti Fujimoto foi um dos felizardos e terá seu pôster na sessão de Vitrine Global de Capacitação, no dia 2 de dezembro a partir de 18h.

O especialista, que é também vice-diretor de Defesa de Classe da ABHH, lembra que ficou ansioso até que o resultado fosse divulgado. “No momento da submissão do projeto ficaríamos satisfeitos com a aprovação para apresentação do pôster, mas a felicidade foi ainda maior ao receber a mensagem de que fomos um dos 10 contemplados com uma premiação especial. Ter um pôster aprovado em um evento importante do calendário internacional é bastante gratificante”, afirma.

Quando o assunto é o futuro da pesquisa científica, Fujimoto explica que o projeto da Liga Acadêmica é parte de projeto de Extensão da Universidade Federal do Acre e que agora a atuação será em projetos de pesquisa junto aos alunos. “Estamos iniciando também duas linhas de pesquisa na área da hematologia: o primeiro voltado à pesquisa de trombofilia e a segunda um projeto de pesquisa sobre doenças hematológicas e envelhecimento, junto com a equipe do ASH, ambos com planos de começarmos no início do próximo ano”, finaliza.