9ª Brazilian Lymphoma Conference debate os novos tratamentos de linfoma no país

Na última sexta-feira, 6, aconteceu na cidade de São Paulo a nona edição do Brazilian Lymphoma Conference. Organizado pela ABHH, o evento trouxe para o Brasil os maiores especialistas em linfoma e debateu as principais novidades em pesquisa clínica, tratamentos e drogas.

Com mais de 50 artigos científicos publicados, o Dr. Christian Gisselbrecht, médico do Hospital Saint Louis e referência mundial em linfoma, falou durante o evento sobre o que há de novo no tratamento de linfomas de células-T periféricas (PTCL).

“O linfoma é uma patologia rara. Como tal, é nosso desafio melhorar as condições para seu diagnóstico na população. Então temos que propiciar acesso a tratamento. Assim, esse tipo de evento como a Brazilian Lymphoma Conference é fundamental porque ajuda a encurtar o tempo entre a descoberta do estudo e sua aplicação. A publicação de um estudo científico é demorada e muitas vezes podemos ter um atraso de até dois anos entre as descobertas e as revisões que ajudam a construir o estado da arte da especialidade. Essa oportunidade de falar para tantos médicos é preciosa porque ajuda a encurtar esse processo de update de informações”

Carlos Chiattone, vice-diretor de relações institucionais da ABHH e chair da conferência, destacou a qualidade dos palestrantes convidados. “São estes profissionais que estão produzindo os estudos clínicos mais relevantes. Além disso, tivemos uma interação muito boa com a plateia, que era um dos objetivos deste evento”, diz Chiattone.

Além das novidades sobre linfoma, a ABHH sorteou seis pacotes completos para o Highlights of ASH (HOA). Os vencedores terão direito a passagem aérea, transfer, hospedagem e inscrição para o congresso, que acontecerá nos dias 27 e 28 de abril na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O HOA é uma conferência sobre os temas mais relevantes debatidos do ASH Annual Meeting & Exposition, maior evento de hematologia do mundo que acontece anualmente nos Estados Unidos. Para Chiattone, esta é uma oportunidade dos profissionais de saúde do Brasil se atualizarem. “O ASH é um evento que reúne 20, 25 mil pessoas, então as vezes é difícil acompanhar o que é mais relevante. Traremos para o Brasil os principais speakers dos ASH e, por o HOA ser um evento menor, permite uma interação maior do público. Então é um congresso de extrema relevância”, finalizou.

Confira o nome dos vencedores:

Beatriz Stela Gomes de Souza Pitombeira de Araujo

Camila Matallo

Camila Renata Monteiro dos Reis

Débora Rodrigues Bonito

Nelson Siqueira de Castro

Rosa Arcuri Vasconcelos