ANVISA abre consulta pública sobre o uso da Lenalidomida

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizará até sexta-feira, 29, a consulta pública sobre o uso da lenalidomida no País, droga utilizada no tratamento de mieloma múltiplo refratário/recidivado (MMRR). Na visão da ABHH, este será um importante passo para o tratamento da doença.

Segundo a hematologista e membro do comitê de síndromes mielodisplásicas da ABHH, Silvia Magalhães, a lenalidomida é considerada uma droga de alta qualidade. “A não aprovação da droga privaria um número considerável de pacientes da melhor opção terapêutica”. A especialista aponta que 60% dos pacientes com anemia ou dependência transfusional apresentam boa resposta ao tratamento com o uso da lenalidomida.

A droga já é utilizada nos Estados Unidos, Europa e em mais 46 países. Angelo Maiolino, coordenador do comitê de mieloma múltiplo, explica que “a lenalidomida está aprovada há mais de 10 anos na Europa e EUA, sendo um padrão no tratamento da recidiva”. A regulamentação auxiliará pacientes com Síndrome Mielodisplásica que tem a deleção parcial do cromossomo 5, conhecida como SMD com deleção 5q, além de anemias.

Para opinar na consulta pública, acesse o site http://bit.ly/2h5IokS e saiba mais detalhes da proposta.