No dia 1º de agosto a Sociedade Brasileiro de Transplante de Medula Óssea promoverá o curso multidisciplinar, “O Cateter Venoso Central e transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH)”. As aulas fazem parte dos cursos pré-evento do XXII Congresso da SBTMO, que acontecerá entre os dias 2 e 4 de agosto na cidade do Rio de Janeiro.

O objetivo é promover a atualização de enfermeiros no processo de cuidar do cateter venoso central no TCTH. A terapia intravenosa no transplante de medula óssea é um processo complexo, onde o enfermeiro participa de ações assistenciais e de cuidado, como: escolha, instalação e a manutenção do acesso venoso.

O curso surgiu da necessidade de atualizar profissionais de saúde sobre a escolha de uma via segura para a administração de fluidos endovenosos, uma vez que o cateter venoso central tem despontado como uma opção no cuidado ao paciente.

As aulas abordarão temas, como: aplicação de pré-teste; introdução à terapia infusional; implantação dos cateteres; cuidados no manejo dos dispositivos centrais (curativos, manipulação, manutenção); novas tecnologias no uso de cateteres; autonomia da enfermeira na terapia infusional e complicações decorrentes do uso de cateteres; entre outros.

As inscrições para o curso são feitas à parte do congresso. Acesse o site e confira os valores: sbtmo2018.com.br/cursos-pre-congresso/

Conheça as palestrantes

Enfª Gabriela Oliveira Santana: Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, EEAN/UFRJ.  Especialista em Enfermagem Oncológica e Pediátrica.  Enfermeira do Ambulatório de Cateter Pediátrico do Instituto Nacional de Câncer. Presidente da Comissão de Terapia Venosa do Instituto Nacional de Câncer.

Enfª Graciela Machado Piereck de Sá: Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, EEAN/UFRJ. Supervisora do Hospital Dia CEMO/INCA. Membro da comissão de Terapia Venosa do Instituto Nacional de Câncer.

Enfª Maria Fernanda Vasques Esteves: Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP. Especialista em Oncologia e Hematologia. Enfermeira Coordenadora do Departamento de TMO do Hospital de Câncer de Barretos.