O Ministério da Saúde abriu no último dia 16 de outubro consulta pública a respeito da incorporação do medicamento Eculizumabe para tratamento de pacientes com Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN) no Sistema Único de Saúde.

A consulta encontra-se aberta para manifestações da sociedade civil e da comunidade médica até o dia 5 de novembro e conta com recomendação de não incorporação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC).

A Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN) é uma doença rara, com incidência anual estimada em 1,3 novos casos por um milhão de indivíduos. Existem poucas informação epidemiológica sobre ela, mas sabe-se que a HPN pode ocorrer em qualquer idade, embora a maioria dos pacientes seja diagnosticada entre a terceira e a quinta década de vida. Ela afeta homens e mulheres na mesma proporção e não possui relação hereditária.

A inclusão dessa terapia no sistema público de saúde foi requisitada inicialmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), do próprio Ministério da Saúde.

A ABHH entende que a participação da comunidade hematológica é muito importante para que os resultados traduzam nossos anseios e experiências clínicas. Os interessados devem acessar a consulta pública n° 63 no site da CONITEC até 5/11.

Acesse AQUIhttp://bit.ly/Consulta_HPN