O Ministério da Saúde abriu consulta pública a respeito da incorporação do medicamento eltrombopague olamina para o tratamento da Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) no SUS. Aberta para manifestações da sociedade civil e da comunidade médica, a consulta vai até o dia 14 de junho e conta com recomendação de não incorporação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC).

Considerada uma doença rara, a PTI é uma doença autoimune que apresenta menos de 150 mil casos por ano no Brasil, caracterizada pela baixa contagem de plaquetas no sangue, resultando em hematomas e sangramentos constantes.

A inclusão dessa terapia no sistema público de saúde foi requisitada inicialmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), do próprio Ministério da Saúde.

A ABHH entende que a participação da comunidade hematológica é muito importante para que os resultados traduzam nossos anseios e experiências clínicas. Os interessados devem acessar o formulário da CONITEC, Consulta pública n° 27 (clique AQUI)