O segundo curso do ano do Hemo.educa 2013, sobre Deficiências de ferro e Anemias, encerrou suas inscrições em 11 de março com um total de mais de 750 participantes, número-recorde de adesão ao Programa de Educação Continuada à Distância da ABHH, que teve seu início há dois anos, em 2011.

Na opinião da gerente de Eventos, Aline Paulin Pimenta, o sucesso do Hemo.educa deriva de esforços mútuos de todos os envolvidos no processo, que compreende desde a equipe operacional até o coordenador de cada novo curso. “Acho inquestionável a importância de um coordenador ativo e preparado para mediar às discussões online, pois bom desempenho de qualquer programa educacional à distância depende não somente de tecnologia ou do estudante, mas também de um bom conteúdo”, considera Aline.

Coordenado pelo hematologista Rodolfo Delfini Cançado, as aulas abordarão aspectos multiprofissionais referentes à deficiência de Ferro e anemias em seis módulos. Foram convidados palestrantes da hematologia e oncohematologia, e de diferentes áreas da medicina como oncologia, cirurgia do aparelho digestivo, nefrologia, ginecologia, entre outros. “Poder integrar as diferentes especialidades no mesmo curso é uma experiência exitosa, pois contribui para com que os alunos do Hemo.educa tenham uma visão ampla sobre o tema”, relata Cançado.

Para adequar o conteúdo dos módulos de maneira a apresentá-los da forma mais completa possível, foi realizada uma reunião de alinhamento, uma iniciativa inédita, empreendida por todos os envolvidos na organização do curso, que poderá servir de modelo para os próximos programas.

O Hemo.educa – Deficiência de Ferro e Anemias conta com o apoio educacional da Takeda.

Programe-se: Acompanhe o calendário de cursos do Hemo.educa 2013 no canal “Educação” do novo portal da ABHH! As inscrições do próximo programa, de Hemofilia, já abriram em 11 de março e vão até 11 de abril.

Aguarde: Na Hemo em revista nº 23, primeira do ano de 2013, a ser publicada na segunda quinzena de março, a reportagem especial sobre o Hemo.educa – que retratará desde sua criação ao processo de expansão do Programa, que tem contribuído com a capilarização do conhecimento por todo território nacional

Foto: Coordenador e palestrantes reunidos em encontro de alinhamento do programa de Deficiência de Ferro e Anemias (ABHH/Divulgação)