Nota de falecimento: João Pedro Marques Pereira

A ABHH informa o falecimento de João Pedro Marques Pereira, membro do Conselho Deliberativo e Vitalício da ABHH na noite de ontem, dia 5 de junho.

Professor por 14 anos do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, recebeu o título de Professor Emérito da mesma Universidade. Formou-se na UFRGS em 1956 e concluiu o doutorado em 1959. Ao longo da trajetória acadêmica e profissional, o professor desempenhou papel importante na formação de recursos humanos no Instituto e também no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Teve destaque como o primeiro professor a ministrar o ensino da Embriologia Médica Especial e suas Malformações Congênitas. Sobre o legado científico, têm 85 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais e recebeu 34 prêmios, louvores e méritos no país e no exterior. Por ser destaque e referência na área, João Pedro Marques Pereira foi homenageado no HEMO 2015.

A entidade emite condolências aos familiares e amigos que acompanharam a trajetória profissional de Pereira que contribui imensamente com o desenvolvimento da Hematologia em toda carreira.

 

 

 

 

 

Créditos da imagem: Taba Benedicto