Já está publicada a quinta edição do vol. 34 da RBHH. Neste número o editorial assinado por Angelo Maiolino e Nelson Spector aborda os desafios enfrentados no campo da residência médica em hematologia e hemoterapia no Brasil.

Segundo eles, especialistas de outros lugares do mundo, como Europa, tem voltados os olhos para esta questão do fortalecimento e aperfeiçoamento da hematologia e hemoterapia. Prova disso, é o recente editorial “The importance of calling yourself a hematologista”, na Haematologica, periódico científico oficial do European Hameatology Association (EHA) – fator de impacto > 6.5 -. Lá os autores reportaram que na Europa a especialidade ainda é desconhecida entre a população.

A edição traz ainda um artigo especial sobre a mais nova diretriz elaborada pela ABHH para o Projeto Diretrizes AMB. Quinta patologia da série, a Leucemia Mieloide Crônica mostra parâmetros referentes ao diagnóstico clínico, a avaliação da gravidade e de normatização de etapas e opções de tratamento, manutenção e monitoramento dos pacientes portadores da patologia, com o objetivo de balizar a tomada de decisões do hematologista.
Também é possível ler artigos originais com abordagem em transplante de células tronco hematopoiéticas; anemia em doadores de sangue; prognóstico em linfoma de Burkitt’s; uso de antifúngicos e uso de inibidores, entre outros.

Confira em:

RBHH

PubMed/Medline

Scielo 

 

abhh-34-rbhh