fechar

Residência

Programa de residência ABHH

 

Fornecer aos novos médicos a oportunidade de vivência prática ampla, dentro de instituições de saúde e sob orientação direta de profissionais experientes. É esse o princípio por trás da residência médica, reconhecida como a melhor modalidade para a formação de especialistas.

Lutar pela constante ampliação do programa de formação do hematologista e hemoterapeuta no Brasil é uma das lutas da ABHH, que valoriza o jovem médico e entende a importância que os primeiros passos na medicina têm para a construção de uma carreira sólida.

Com isso em mente, a ABHH propicia os seguintes benefícios aos residentes associados:

 

– Anuidade gratuita;

– Taxa de inscrição diferenciada nos eventos;

– Taxa de inscrição diferenciada nos cursos do Hemo Educa;

– Pacotes para congressos;

–  Acesso gratuito ao acervo de aulas dos eventos (biblioteca virtual);

– Acesso a artigos das principais revistas da área (Blood, Haematologica, Cythoterapy, Stem Cells, Transfusion, Immunohematology, Brazilian Journal of Medical and Biological Research).

 

Sangue Novo

Segundo os últimos dados disponibilizados na Demografia Médica 2018, do Conselho Federal de Medicina (CFM) o Brasil passa hoje por uma concentração de médicos nas regiões Sul e Sudeste do país. Para a ABHH, investir na residência médica e nos novos médicos é uma forma de combater essa concentração e ampliar a oferta de especialistas para toda a população brasileira. Atualmente, o perfil do hematologista e do hemoterapeuta brasileiro é:

A Hemo em Revista, a revista oficial da ABHH, também já dedicou suas páginas para abordar os desafios para formar uma geração de profissionais qualificados e em número suficiente para atender às demandas de saúde no país. Na matéria abaixo você confere um panorama sobre Residência Médica: onde estamos e aonde queremos chegar: