fechar

2º IBAM supera expectativa de público e aborda discussão sobre acesso a novas drogas

A segunda edição do Ibero American Meeting on Chronic Lymphocytic Leukemia, realizada entre os dias 23 e 24 de setembro, na cidade de São Paulo, superou a expectativa de público ao reunir mais de 300 profissionais para discutir e consolidar a investigação básica e clínica em Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) no contexto Ibero-Americano, bem como contribuir para os avanços científicos, tendo em vista vários tópicos interessantes sobre esse tipo de câncer hematológico.

“O sucesso foi maior que o esperado para essa edição que foi organizada estilo workshop, onde um dos principais objetivos desse encontro era que esses profissionais da América Latina se encontrassem e pudessem discutir quais são as dificuldades que os nossos países têm, particularmente no acesso a novas drogas, além, é claro, de se atualizarem com o que há de mais moderno na biologia da doença e fatores prognósticos e dos demais tratamentos. Foram mais de 300 participantes seis speakers internacionais que conduzem ensaios clínicos de maior relevância no mundo”, explica Carlos Chiattone, chairman do evento e diretor de relações internacionais da ABHH.

O evento contou com a participação de nomes como Carmen Stanganelli, Celso Arrais, Claudia Rocio Hassan, Daniel Prieto, Dardo Riveros, E. Podaza, Eliana Abdelhay, Fábio Kerbauy, Felipe Magalhães, Felipe Magalhães Furtado, Guilherme Perini, Guillermo Dighiero, Hugo Giordano, Irma Slavutsky, Jan Burger, Juan Dupont, Maria de Lourdes Chauffaille, Matheus Vescovi Gonçalves, Mercedes Borge, Michael Hallek, Nelson Hamerschlak, Nicholas Chiorazzi, Pablo Morande, Pablo Oppezzo, Raúl Gabús, Raymundo Fernando Bezares, Ricardo Bigni, Roberto Passetto Falcão, Robin Foà, Romina Gamberale e Thomas Kipps.

Chiattone completa que a LLC tem tidos avanços terapêuticos significativos, sendo a leucemia mais frequente entre pacientes idosos, acima de 65 anos. Segundo ele, a incidência de cânceres como a LLC aumenta conforme o envelhecimento da população.