Acontecerá a chegada de 5.600 frascos de melfalano ev a princípio até final de fevereiro de 2017. Neste momento estamos muito preocupados com a distribuição destes frascos nesta situação de grave desabastecimento. Há hospitais que não conseguiram comprar melfalano na última entrega em agosto-setembro e soubemos pela distribuidora que esta distribuição foi realizada preferencialmente para hospitais particulares. Estamos tentando achar uma maneira de possibilitar a distribuição mais uniforme pelos diversos serviços sem que uns façam estoque e outros não recebam nada. Sabemos que é muito difícil em tempos de incertezas, mas fazemos um apelo para que cada um pense não apenas no número de casos com células já colhidas mas na disponibilidade de leitos de realizar estes transplantes nos próximos 2 – 3 meses. E pense especialmente nos pacientes do Brasil todo.

Após muita insistência do presidente da SBTMO e da ABHH temos recebido finalmente respostas do Ministério da Saúde onde sugerem que estão se mobilizando para encontrar uma solução definitiva para este problema.

A SBMTO/ABHH neste momento estão em contato próximo à GSK para encontrar uma maneira mais justa de distribuição da medicação. Estamos inclusive aceitando sugestões de como fazê-lo a fim de não prejudicar especialmente serviços públicos.

Neste sentido, agradecemos se puderem nos ajudar neste momento dificil de crise, na certeza que temos trabalhado intensamente não apenas junto aos laboratórios fornecedores, mas também juntamente ao Ministério da Saúde através da Dra. Maria Inez Gadelha para encontrar uma solução definitiva.

Infelizmente ainda não temos um posicionamento melhor sobre os medicamentos orais, mas os mesmos não foram esquecidos.

Certos de contar com a compreensão de todos.

gsk-aspen-infomativo-dez-2016

Vergílio Colturato – SBTMO
Belinda Simoes – SBTMO

Dimas Tadeu Covas – ABHH
Ângelo Maiolino – ABHH