Encerra hoje, 19, o prazo para participar da consulta pública para a incorporação do medicamento Brentuximabe Vedotin na rede pública para o tratamento de pacientes com linfoma de Hodgkin CD30+, refratário ou recidivado, após transplante autólogo de células-tronco. Disponível no site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), a consulta é aberta para toda a sociedade civil.

Em relação ao relatório de recomendação da CONITEC que se refere à incorporação de Brentuximabe Vedotin, o Comitê de Acesso à Medicamentos da ABHH discorda respeitosamente da não incorporação considerando, entre outros pontos, a clara afirmação por parte da CONITEC de que os estudos apontam para o benefício do Brentuximabe. Nesse contexto, somos contrários à não inclusão do medicamento como colocado na consulta pública nr. 75

Ademais, acreditamos que a não incorporação pela CONITEC será seguida de um aumento progressivo no número de ações judiciais pelo País que ao considerar a indicação de bula do Brentuximabe vedotina e do Nivolumabe (conforme registrados pela ANVISA) serão reconhecidos como tratamentos eficazes e disponíveis para pacientes brasileiros com Linfoma de Hodgkin recaído/refratário. Dessa forma, tornar-se-ão ainda mais custosos para o sistema como um todo.

A ABHH entende também que à semelhança do que ocorreu com a aprovação da inclusão do ECULIZUMABE (Portaria nr. 77 de 14 de dezembro de 2018) junto ao SUS, que o fornecimento do medicamento deva seguir protocolo clínico estabelecido. Recomendamos fortemente que seja feita uma negociação direta com o fornecedor do medicamento para que possamos viabilizar o tratamento desses pacientes que hoje carecem de terapia pelo SUS.

Veja na íntegra o posicionamento da ABHH sobre a incorparação do Brentuximabe no SUS.

Clique aqui para acessar a consulta pública.