A programação do SBTMO 2017 está repleta de convidados internacionais que atuam em TMO e que irão compartilhar experiências dos países que são referência no procedimento, além de estudos científicos, atualização clínica e novidades de cada parte do mundo, de acordo com a região de atuação. Conheça os especialistas convidados pela organização do congresso para que os participantes possam usufruir do melhor conteúdo científico da atualidade.

Alemanha

Hans-Jochem Kolb: considerado pioneiro no transplante de células-tronco na Alemanha, país de origem do médico especialista em oncologia e hematologia. Graduado em Medicina pela Universidade de Munique, onde atualmente é Diretor do Programa de Transplantes de Medula, trabalhou como pesquisador em TMO experimental e clínico na Divisão de Oncologia da Universidade de Washington. Mais informações:          goo.gl/wynXtW.

Estados Unidos

Amin Alousi: Tem como campo de pesquisa a prevenção e tratamento de enxerto versus hospedeiro, doença para a qual é o principal investigador em numerosos ensaios clínicos. Também ajuda a estabelecer diretrizes no MD Anderson Cancer Center a nível nacional para as necessidades de “sobrevivência” para pacientes após transplante alogênico. É Professor Associado de Medicina no departamento de Transplante de Células-Tronco e Terapia Celular da mesma entidade e certificado em Medicina Interna, Hematologia Adulto e Oncologia Adulto. Mais informações: goo.gl/okHFlN.

Marcelo Pasquini: Professor Associado de Medicina na Divisão de Hematologia e Oncologia do Medical College of Wisconsin. Brasileiro, completou a faculdade de medicina na Universidade Estadual de Londrina. Atua como Diretor Científico Sênior de Ensaios Clínicos no Centro de Pesquisas Internacionais de Transplantes de Sangue e Medula (CIBMTR), onde se concentra em pesquisa clínica. Sua prática médica é focada em malignidades hematológicas, incluindo mieloma múltiplo, leucemia mielóide aguda, mielodisplasia e o uso de transplante de sangue e medula para o tratamento destas doenças.  Mais informações: goo.gl/NtBNqv

Marcos de Lima: Diretor dos programas de doenças hematológicas malignas e Transplante de células tronco do Hospital Universitário do Cleveland Medical Center. É professor de medicina na Case Western Reserve University. Atuou como Professor de Medicina no Departamento de Transplante de Células-Tronco e Terapia Celular no M.D. Anderson Cancer Center em Houston, Texas. Obteve o título de Médico e Mestre em Medicina Interna pela UFRJ. Pesquisador, tem vasta experiência no desenvolvimento e realização de ensaios clínicos no contexto do transplante de células-tronco para cânceres do tecido sanguíneo, medula óssea ou nas células do sistema imunológico. Mais informações:  goo.gl/ECcZj8.

Mary Flowers: Diretora do Programa de Acompanhamento de Longo Prazo de Cuidados Clínicos para Adultos na fase pós-transplante. Tem como característica de atuação na medicina de estabelecer diagnóstico e projetar tratamento para complicações tardias após transplante de células hematopoéticas. A brasileira, formada na PUC/RJ, tem como foco de pesquisa clínica o manejo do enxerto crônico contra a doença do hospedeiro e o manejo da malignidade recorrente após o transplante com Infusões de linfócitos doadores. Mais informações: goo.gl/IfRH6E.

Sérgio Giralt: Especialista no tratamento de mieloma múltiplo, pesquisa desenvolvimento de novos regimes de condicionamento para transplante autólogo. É chefe do Serviço de Transplante de Medula Óssea para Adultos do Memorial Sloan Kettering. Atuou na Universidade M.D. Anderson Cancer Center, onde foi vice-presidente do Departamento de Transplante de Células-Tronco e Terapias Celulares. Em maio de 2010, ingressou na faculdade do Memorial Sloan Kettering Cancer Center para liderar o Serviço de Transplante de Medula Óssea em Adultos. Graduado em Medicina pela Universidad Central de Venezuela, tem cadeira no comitê de direção da Rede de Ensaios Clínicos de Transplantes de Sangue e Medula, grupo financiado pelo governo americano que define a agenda de pesquisa para o transplante de células-tronco. Mais informações: goo.gl/OWik8X.  

Simrit Parmar: Professora Assistente do Departamento de Transplante de Células-Tronco da Divisão de Medicina do Câncer da Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center. Na pesquisa científica básica é focada em células T reguladoras, patogênese da doença e prevenção de distúrbios auto-imunes, incluindo enxerto versus Doença do hospedeiro. Tem envolvimento com o Programa Acadêmico global (GAP) no MD Anderson Cancer Center e expanção da rede nas demais instituições. Além disso, atua na rede de tratamento de lesões por radiação e é membro do Conselho de Assessores para o MD Anderson Centro de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo. Indiana, é formada em Medicina pela Faculdade médica e hospital de Dayanand, Ludhiana, Punjab. Mais informações: goo.gl/MywfXC.

Stefan Octavian Ciurea: Professor Associado de Centro de Transplante de Células-Tronco e Terapia Celular do MD Anderson Cancer Center. Graduado pela University of Medicine and Pharmacy Pope Gregory, tem interesse de pesquisa em doadores relacionados não-compatíveis, que segundo ele, são uma fonte potencial de células estaminais para praticamente todos os pacientes que não têm um irmão ou doador não relacionado. Além de ampliar o uso de células-tronco de parentes não compatíveis,  identificando barreiras contra o transplante bem-sucedido, otimizando os regimes de condicionamento, separando o efeito do enxerto versus tumor da doença do enxerto contra o hospedeiro e incorporando novas estratégias para aumentar a imunidade antitumoral, como o uso de Terapia celular. Mais informações: goo.gl/HDZDd1 

.